REGULAMENTO DO CIRCUITO PARANAENSE DE SKATE

MODALIDADE – STREET

O limite será de 50 inscritos por categorias e poderão competir os skatistas amadores da modalidade Street, com situação regular perante a Federação de  Skate do Paraná.

DEVOLUÇÃO DE INSCRIÇÃO: Não serão feitas devoluções de inscrições, exceto no caso de contusão do competidor, diagnosticada pelo médico e ou fisioterapeuta do evento, durante a fase de treinamento. A devolução será de 60% do valor da inscrição. Caso o skatista já tenha disputado ou esteja disputando alguma fase da competição ou já tenha iniciado o aquecimento para sua bateria em qualquer fase da competição, não terá mais direito a devolução parcial do valor da inscrição.

FASES E FORMATO DA COMPETIÇÃO:

Nas etapas que houver mais de 50 inscritos, serão realizadas as seguintes fases: Treinos Livres, Eliminatórias, Finais. Nas etapas que o número de inscritos for inferior de até 50 inscritos, ou menos, não será realizada a fase Semifinal e todos os skatistas inscritos deverão participar da fase Eliminatória.

TREINOS LIVRES:

Aberto a todos skatistas amadores de sua categorias devidamente inscritos.

BATERIAS DE TREINOS:

Quando separados em baterias para os treinos, os skatistas deverão respeitar a divisão em baterias e não deverão treinar em baterias as quais não fazem parte. As baterias para treinos não necessariamente serão as mesmas que na competição. As categorias Mirim e Iniciantes, será realizada no sábado e no domingo acontecerá as categorias Amador 2 e Amador  1, será usada a mesma divisão por bateria que na ordem oficial da fase eliminatória da competição. Cabe a cada skatistas inscrito informar-se com a Comissão Técnica da FSP, em qual bateria está, sendo que, após anunciadas oficialmente as baterias das eliminatórias, não serão permitidas trocas ou transferências de skatistas de uma bateria para outra.

ELIMINATÓRIAS:

Máximo de skatistas por etapa, divididos em baterias com até 10 skatistas, dependendo do numero de inscritos na última bateria pode ter um maior número.  Cada bateria terá 10 minutos de aquecimento antes de seu início. Após o aquecimento de 10 minutos, os skatistas disputarão a eliminatoria,  qualquer decisão serão previamente determinadas e divulgadas pelao Diretor de Eventos sempre com o aval do presidente da FSP.

Três juízes e um quarto anotará os acertos e erros da volta e atribuirão notas para cada um competidor do evento.  Soma dos três Juízes.

CASO HOUVER SEMI – FINAL

Total de 10 skatistas,  em baterias de 10 skatistas cada. Cada bateria terá 10 minutos de aquecimento antes de seu início; Volta de 1 minuto.

O julgamento será feitos por 03 juízes e seguirá o mesmo formato da fase anterior.

Todos os skatistas que paticipar de cada etapa contará pontos para o Ranking, sendo que terá que participar de todas as etapas do Circuito, não descartando nenhuma notas da etapa, se o skatistas ganhar as quatros etapas e falta em uma ele só soma as notas das etapas que ele participou. Sendo que o circuito Paranaense são de Cinco etapas.

O julgamento será feitos por 03 juízes e seguirá o mesmo formato da fase anterior de todas as etapas.

BATERIAS DE COMPETIÇÃO:

As baterias de competição de cada bateria, serão  divulgado pelo microfone. O competidor deve se informar sobre os horários das baterias de competição. Caso o competidor não estiver presente na pista de competição no horário de sua bateria fica automaticamente desclassificado. Não é permitida a mudança na ordem de baterias e nem na ordem de competidores, por nenhum motivo, após a sua inscrição.

Se caso os Juizes decidam que a volta seja  Jams Sessions, os skatistas se alternarão na pista EM ORDEM PRÉ-DETERMINADA por chamada. Cada skatista poderá tentar uma manobra por vez e acertando ou errando deve esperar todos os outros atletas tentarem as suas manobras para aí sim tentar sua segunda manobra e assim por diante. Cada Jam Session termina quando o cronômetro indicar exatamente o término do tempo e será anunciado pelo locutor. Caso o tempo acabe e nem todos skatistas tenham feito o mesmo número de tentativas, os que tiveram menos tentativas poderão fazer suas últimas tentativas até o último da bateria. Não são válidas manobras executadas após o término do tempo ou caso o skatista realize uma manobra fora da sua vez, ou fora da ordem pré-estabelecida na bateria. Durante cada Jam Session, o cronômetro pode ser parado, caso exista algum fator externo que atrapalhe a continuidade da disputa. Ex: Goteiras ou avarias na pista durante sua apresentação, objetos indevidos na pista, invasão de alguém do público, acidente grave com algum competidor, etc.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: (Jam Session ou Volta Comum)

1. O corpo de jurados será composto por 03 (três) juízes.

2. Os 03 (três) juízes dão notas para o desempenho dos skatistas em cada uma da sua volta , levando em conta:

a) Grau de dificuldade das manobras executadas;

b) Perfeição, segurança e estilo na execução das manobras;

c) Variedade de manobras;

d) Aproveitamento dos diferentes “obstáculos” da pista;

3. Notas – Três juízes atribuirão notas para o desempenho dos skatista sem cada parte da pista, porém, para obter-se a nota final de cada juiz para um determinado skatista, será feita a média das notas atribuídas em uma das partes da pista, além de estarem relacionadas aos critérios de julgamento, também estão relacionadas às outras notas de outros competidores. Resultado sairá a partir da somatória das Notas dos Juizes.

4. Critérios de desempate (em ordem):

Desempate seria pela segunda volta ou reunião entre os Juízes.

SKATE E EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA:

1. O competidor é responsável pelo seu skate e por todo seu equipamento para competição. Tanto o skate quanto os equipamentos são individuais e todo o competidor deve ter o seu próprio. Caso qualquer peça do equipamento, ou do skate, quebre durante a competição, é inteira responsabilidade do competidor.

2. Baterias de competição:

a) As baterias de competição serão divulgadas com maior tempo de antecedência possível e fixadas no painel de informação situado na área de atletas, além de divulgado pelo microfone.

b) O competidor deve se informar sobre os horários das baterias de competição.

c) Caso o competidor não estiver presente na pista de competição no horário de sua bateria fica automaticamente desclassificado.

d) Não é permitida a mudança na ordem de baterias e nem na ordem de competidores, por nenhum motivo, após o sorteio.

3) Responsabilidades

As consequências decorridas por acidentes em qualquer categoria são de total responsabilidade do competidor, conforme constante no Termo de Renúncia e Isenção que deve assinado pelo atleta no ato de sua inscrição.

Será de inteira responsabilidade de cada skatista amador participante e inscrito na competição, arcar com seus próprios custos para participação nas etapas, tais como: custos de passagens, traslados, hospedagens e alimentações. Nenhum desses custos pessoais dos atletas, desta ou de qualquer outra natureza, poderão ser cobradas da FSP ou de seus parceiros nos eventos, com exceção do alojamento quando a FSP conseguir junto as prefeitura na cidade que realizará o evento, assim a FSP não é obrigada a providencia alojamento aos competidores, cada skatistas será responsanvel  por suas passagens e hospedagem.

CÓDIGO DE DISCIPLINA:

1. Todos os skatistas deverão liberar a área de competição ao término de cada bateria de aquecimento, assim que solicitados para isso, ou haverá advertência. Na reincidência, o skatista fica suspenso do evento;

2. Invasão da área de organização ou de julgamento haverá advertência. Na reincidência, o skatista fica suspenso do evento, ou perde 5 pontos de cada Juíz.

3. Todos os competidores que tiverem prêmios a receber devem participar da cerimônia de entrega de prêmios, a menos que seja dado o consentimento pelo diretor de provas, ou caso contrário, seu prêmio será embargado e destinado aos fundos da FSP.

4. Todo skatista que venha a causar danos ou destruição intencional, danos à propriedade alheia ou danos à imagem do skate, será apresentado perante o Conselho da FSP, quando serão então determinadas as penalidades que podem ir de uma suspensão do evento em questão, até suspensão total do ano, e perda de pontos no ranking.

5. Infrações e Penalidades:

a) Uso de bebida alcóolica e ou entorpecentes na área de competição e proximidades: suspensão do atleta no evento;

b) Agressão física aos Juízes ou membros do Staff: suspensão automática do evento;

c) Gestos de insultos aos Juízes ou membros do Staff: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;

d) Ofensas verbais aos Juízes ou superiores: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;

e) Rasgar ou rasurar papeletas técnicas: Suspensão de seis meses;

f) Jogar lixo ou qualquer tipo de objeto na área de competição: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;

g) Ofensas verbais na área do evento: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;

h) Danos propositais à propriedade do Patrocinador: suspensão do evento + custos sob material danificado;

i) Danos à imagem do skate por indisciplina no local do evento, hotéis, restaurantes, etc.: suspensão automática anual + custos sob material danificado;

j) Ofensas à imprensa: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;

k) Agressão física à imprensa: Suspensão automática de 6 a 12 meses.

6. As reclamações exacerbadas de pessoas ligadas diretamente a algum atleta (exemplos: team managers, patrocinadores, parentes etc…) poderão acarretar em penalidades ao atleta envolvido.

7. Todos os envolvidos no evento como patrocinadores, team managers, organizadores, membros do FSP, pessoas envolvidas diretamente nos eventos, e imprensa, também estão sujeitos a penalidades.

8. As penalidades aos infratores serão determinadas pelo Presidente e Diretor de Esportes da FSP em consulta ao Diretor de Prova da FSP presente ao evento.

9. O infrator terá direito de apelação da decisão, desde que seja feita por escrito e dentro de um prazo máximo de 48 horas após a formalização da penalidade a ser imposta ao atleta, pela entidade.

10. Qualquer ponto controverso ou não abordado por esse regulamento será definido pelo presidente e diretor de esportes da FSP.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO E REGULAMENTO DO RANKING DO PARANAENSE DE SKATE AMADOR:

A pontuação do ranking Paranaense de street skate seguirá as seguintes regras:

1. Pontuam todos os atletas brasileiros inscritos nas competições oficializadas pela FSP de acordo com a tabela de pontos de classificação final em cada etapa.

2. Caso o atleta seja suspenso da etapa, mesmo após a fase eliminatória, perde seu direito de pontuação.

3. Toda etapa tem o mesmo peso de pontuação independente do seu tamanho e/ou premiação.

4. Os 03 (três) primeiros do ranking das categorias Mirim, Iniciantes, Amador 2 e Amador 1, podem participar do brasileiro amador de skate realizado pela CBSK, depedendo das categorias que a CBSK pedir. Os competidores que participar do Circuito Paranaense, só poderá participar do Brasileiro sendo do seu Estado, no caso com residencia no Paraná.

5. Na competição que tenha estrangeiros competindo, no Paranaense de Skate, pontua como qualquer outro, e conta pontos para o ranking Paranaense.

6. Etapas realizadas apenas para skatistas amadores street, valem pontos para o ranking do Paranaense de Skate.

INFRAÇÕES E PENALIDADES: (Equipe de Organização e Juízes)

1. Não será permitido uso de bebidas alcóolica ou entorpecentes no redor da área de administração e durate o horário de trabalho, pela a organização e os Juízes, sendo que havera advertencia e desconto em seu cachê. Sendo que temos que dá o exemplo a todos em geral.